top of page
Buscar
  • Márcia Grana- Equipe Ascom Ufam

Reitor Sylvio Puga participa do lançamento da Sala de Gestão e Governança na Educação Básica

Atualizado: 29 de abr. de 2021

O projeto, desenvolvido pelo MEC, foi lançado durante o seminário regional sobre Gestão e Governança na Educação Básica.


O Ministério da Educação (MEC) lançou, na manhã desta terça-feira, 13, durante o Seminário Sala de Situação da Educação Básica no Brasil, o projeto Sala de Gestão e Governança na Educação Básica. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Laboratório de Inteligência Pública da Universidade de Brasília (PILab/UnB) no Youtube. Confia a solenidade no link:


Sobre o projeto

O projeto Sala de Gestão e Governança na Educação Básica é uma iniciativa da Secretaria de Educação Básica do MEC, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), por meio do Laboratório de Inteligência Pública (PILab).


Os seminários que integram a programação visam garantir que os secretários de educação e a comunidade conheçam o Projeto Sala de Situação da Educação Básica: Gestão e Governança. O evento ocorre em todo o país até o próximo dia 16 de abril, com um dia dedicado a cada uma das cinco regiões, e conta com a participação de prefeitos, secretários de Educação e lideranças do MEC.


Mesa de honra

Integrante da mesa de honra virtual da solenidade, juntamente com o secretário de educação básica do MEC, Mauro Luiz Rabelo; do representante do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Waldir João da Silva Ferreira Júnior; do reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará, Hugo Alex Carneiro Diniz; do prefeito de Santarém (PA), Francisco Nélio Aguiar da Silva; da secretária de finanças de Santarém (PA), Maria Joselene Lira Pinto; da secretária de Educação de Santarém, Maria José Maia; do conselheiro de Contas Edilson Souza, do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, representando a Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas e da representante da Confederação Nacional dos Municípios, Selma Maquine, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destacou que a Ufam aderiu ao projeto desde o primeiro instante e que ele é instrumento estratégico para o Brasil.


Foto Ascom Ufam


Parceria estratégica

"Desde o primeiro momento, a Ufam é parceira do projeto Sistema de Evidências auditáveis de governança no Brasil baseada em custos. Essa articulação foi feita pelo nosso assessor especial, professor Edmilson Bruno da Silveira por entendermos, desde o início, que o projeto seria estratégico para o nosso país, na medida em que as Universidades poderiam ser um canal de interlocução com os municípios, incentivando-os a adotarem o sistema para, dessa forma, darem mais transparência aos seus números e a suas ações. Aqui na Ufam, implementamos um grupo de trabalho ainda em 2019, o qual fez a aplicação da modelagem dentro da nossa Universidade em caráter experimental, em um primeiro momento. Como fruto desse trabalho, nós geramos um relatório que foi apresentado ao Tribunal de Contas da União no dia 12 de fevereiro de 2020. Portanto, somos parceiros desse projeto e o entendemos como estratégico para o país. A Ufam está aqui neste seminário para reafirmar a parceria com este projeto”, ressaltou o reitor da Ufam.


Convite ministerial

Em mensagem audiovisual veiculada no início da solenidade, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, destacou que o projeto Sala de Situação da Educação Básica tem o propósito de ser um canal permanente de comunicação entre as prefeituras e a secretaria de Educação Básica do MEC e convidou os municípios a aderirem ao projeto recém-lançado. "Essa comunicação mais próxima nos permitirá apoiá-los nessa nova realidade decorrente da pandemia de Covid-19. A ideia é que os processos de análise e gestão sejam otimizados. Convido os 3.000 municípios que fazem parte dessa primeira fase do projeto a fazerem a adesão ao projeto", discursou.


Rede de cooperação

O secretário de educação básica do MEC, Mauro Luiz Rabelo, ressaltou a satisfação de firmar a ação de cooperação entre o Ministério da Educação e os municípios brasileiros. "Esta é uma iniciativa do MEC em parceria com a Universidade de Brasília, especificamente com o Laboratório de Inteligência Pública da UNB, que consiste no estabelecimento de uma rede de cooperação para que ajudemos os municípios nesse processo tão complexo que é o da gestão e da governança. Sabemos que assumir uma função, em qualquer nível, vem sempre a ser um desafio e, com a expertise do Grupo de pesquisa do Laboratório de Inteligência Pública da UnB, foi desenvolvida uma ferramenta para ajudar os municípios e secretarias nesse processo de fazer a melhor gestão, a melhor governança dos recursos públicos. Até agora, registramos mais de 1000 municípios que já aderiram ao projeto”, comemorou o secretário de educação básica do MEC.


Programação

A programação do evento inclui três mesas-redondas com os temas: "Projeto Sala de Gestão e Governança da Educação Básica do Brasil", "Gestão e Governança na Educação Básica no Brasil no contexto da Pandemia da Covid-19" e "Construindo Parcerias para o fortalecimento da Sala de Situação da Educação Básica: Gestão e Governança".






Fonte: UFAM disponível no link:


4 visualizações0 comentário
bottom of page