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  • Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEB

Sala de Gestão e Governança visa construir relação de comunicação entre a SEB/MEC e os municípios

Atualizado: Abr 30

Objetivo é divulgar para secretarias estaduais, municipais e distrital de educação o lançamento da Sala de Situação no contexto de Covid-19.


As mudanças na sociedade em decorrência da pandemia de Covid-19 também afetaram diretamente a educação como um todo e a educação básica de forma particular. Por isso, a Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC), colocou à disposição das prefeituras a Sala de Gestão e Governança da Educação Básica.


A SEB em parceria com o Laboratório de Inteligência Pública da Universidade de Brasília (PILab/UnB) criaram, sem custo para os municípios, uma série de encontros on-line, com o objetivo de garantir que os secretários de educação e a comunidade conheçam o Projeto Sala de Gestão e Governança da Educação Básica. O primeiro seminário começa nesta segunda-feira (12) e vai até sexta-feira (16), sempre das 9h às 11h, e será transmitido pelo Youtube e outras plataformas do MEC nas redes sociais. Para se cadastrar, basta acessar o site do www.projetosalasebunb.com.br.


A ideia é que, a partir de um modelo estruturado de gestão e de governança, possa ajudar a comunicar e intervir na realidade, orientando o gestor na ponta e assim, melhorar sua decisão especialmente neste momento de pandemia no país. Os públicos-alvo da campanha são as secretarias municipais, estaduais e distrital de educação; prefeituras municipais; e a sociedade em geral.


Ao todo, são cinco seminários, um em cada região do país e, neste primeiro momento, são esperadas as adesões de até 3 mil municípios. Esse Projeto tem por objetivo a atuação eficiente e moderna, a partir da implementação de modelos de informação, que sejam capazes de criar uma comunicação clara e objetiva ao mesmo tempo em que será capaz de acompanhar e apoiar os gestores e secretários de educação no contexto da pandemia de Covid-19 e após a superação desse desafio seguir contribuindo com o aprimoramento do ensino básico no país. Nesta primeira fase, se inicia um caminho perene de comunicação e apoio entre a SEB e os municípios.


Todo o processo se baseia na transferência da tecnologia de gestão – Relatório de Evidências Auditáveis de Gestão e Governança (REAGBR) – para as secretarias de educação dos municípios, participantes desta etapa.


O processo de implementação do Projeto da Sala de Gestão e Governança da Educação Básica se dará por meio de capacitação a partir da prática já existente nas secretarias municipais. O acompanhamento e as capacitações serão executados pela equipe do Laboratório de Inteligência Pública. Serão ofertados manuais simples para a execução das atividades. A implementação será sempre acompanhada passo a passo pela equipe do Laboratório de Inteligência Pública em cada secretaria participante do Projeto. Todas as atividades acontecerão on-line.


Os manuais serão atualizados sempre que houver evolução das etapas do projeto.


Abaixo, o cronograma dos seminários:



Fonte: Portal do Ministério da Educação



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